Culpa de Organização na Responsabilidade Civil Médica, A

14.90 13.41 -10%

Editora: Petrony Editora
Ano: 2018
Nº Páginas: 132
Peso: 0.200 Kg
Dimensões: 230x160x6 mm
ISBN: 9789726852469
Categoria(s) Direito Biomédico
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

No campo da responsabilidade médica faz-se marcação cerrada à culpa individual.
Enceta-se uma busca incessante pela culpa de um profissional em concreto. As hostilidades são dirigidas a um profissional de saúde individualmente considerado.
Esta forma de responsabilizar não permite banir o erro médico. Estamos a caminhar na direcção errada. A solução para o problema do erro médico não passa por sustentar uma caça cega, hostil e obstinada à culpa individual.
Existem três grandes tipos de erros, o erro individual, o erro sistemático e o erro organizacional.

A profissão médica é desenvolvida em contextos cada vez mais complexos, seja pela parafernália tecnológica, seja pela multidisciplinaridade exigida para a solução dos casos clínicos, seja pela dimensão dos edifícios ou dos espaços, seja pela multiplicidade de organismos, secções e departamentos dentro de uma mesma instituição, entre os quais ocorrem, não poucas nem despiciendas vezes, conflitos, positivos ou negativos, de competência, seja pela insuficiência de pessoal técnico (altamente) especializado, ou de meios/instrumentos de diagnóstico e tratamento actualizados, provocada ou não pela carência dos recursos financeiros, seja por uma deficiente avaliação das necessidades aos mais diversos níveis, clínicos ou não.