Regime Jurídico do Procedimento Aplicável às Contraordenações Laborais e de Segurança Social, O

14.90 13.41 -10%

Editora: Petrony Editora
Ano: 2021
Nº Páginas: 234
Peso: 0.370 Kg
Dimensões: 230x160x10 mm
ISBN: 9789726853077
Categoria(s) Direito Administrativo
Disponibilidade: Em Stock
Adicionar ao Carrinho

O Regime jurídico do procedimento aplicável às contraordenações laborais e da segurança social aprovado pela Lei n.º 107/2009, de 14 de setembro, introduziu no ordenamento jurídico Português um conceito singular de partilha de competências, permitindo a duas autoridades administrativas distintas o procedimento e decisão de algumas infrações previstas no Código dos regimes contributivos do sistema previdencial de segurança social.

A presente dissertação pretende aferir da (in) suficiência das comunicações legalmente previstas entre a Autoridade para as Condições do Trabalho e o Instituto da Segurança Social, I.P. quanto aos procedimentos de contraordenação em curso e coimas aplicadas.

À luz da legislação, doutrina e jurisprudência pertinentes, e recorrendo a análise de estudos de caso, pretende apurar-se se a competência partilhada atribuída às duas autoridades administrativas viola os princípios ne bis in idem e da boa administração, definindo-se, ao final, um conjunto de medidas que, de jure condendo, permitam redefinir e densificar as obrigações de comunicação interinstitucionais.



A Autora